Artigo extraído da Revista Dhâranâ nr. 87 de 1936
Quando Gautama, o Buda, se reunia debaixo da Árvore da Sabedoria com os seus discípulos, ensinava que os mesmos deviam estudar e pensar muito nas CINCO MEDITAÇÕES DA ALMA, pois que elas estavam em relação com os cinco sentidos, com os cinco tatwas e sob a tríade inspiradora da: BELEZA-BONDADE e VERDADE. Dizia que a 1ª MEDITAÇÃO DA ALMA é a do AMOR, pela qual teu coração desejará a prosperidade a todos os seres, inclusive aos teus inimigos. A 2ª MEDITAÇÃO DA ALMA é a COMPAIXÃO, que te moverá a pensar em todos os seres angustiados, representando vívidamente em imaginação, suas penas e ansiedades, e sentindo para com eles profunda comiseração. (piedade, dó, etc.). A 3ª é a da ALEGRIA, durante a qual pensarás no bem estar e contentamento dos demais. A 4ª meditação é sobre a IMPUREZA, durante a qual considerarás sobre funestras conseqüências da corrupção, dos efeitos da falta e da enfermidade, pensando quão frívola ela o é, mas, quão fatais são seus resultados. A 5ª e última Meditação é sobre a SERENIDADE, durante a qual te sobreporás ao Amor e ao Ódio, a Tirania e a Sujeição, a Riqueza e a Pobreza, considerando a tua sorte com perfeita tranqüilidade.
Complementando esta Filosofia, estas são as regras do Ritmo Moral, que afinam a Alma para que tome parte na grandiosa Sinfonia do Ritmo Cósmico! Sim, porquê o Ritmo é Ordem e somente pela Ordem tudo se pode alcançar. Começando pelas coisas triviais, pondo Ordem em nossos propósitos, atos e pensamentos mais insignificantes. A ALMA acabará contraindo o hábito da Ordem, e suas vibrações serão, cada vez mais, harmônicas e responsivas (que responde, etc) a tudo quanto venha dos planos Superiores.
Nunca devemos esquecer que a Sublime Tríade: BELEZA-BONDADE-VERDADE harmoniza perfeitamente com as exigências musicais de HARMONIA, MELODIA e RITMO, assim como se disséssemos que, afinados por um só e mesmo diapasão da BELEZA, BONDADE e VERDADE, fazemos vibrar as “Três cordas de nossa Lira”, que tanto vale por CORPO, ALMA e ESPÍRITO ou PAI FILHO e ESPÍRITO SANTO.